Falar sobre frete é sempre uma nova oportunidade para ressaltar que não existe a maneira mais ‘’correta’’ de o fazer, mas sim a mais adequada para a realidade da sua empresa. Para definir isso, é importante tomar conhecimento dos diferentes tipos, suas vantagens e meios de se entregar uma carga.
As siglas ‘’CIF’’ e ‘’FOB’’, por exemplo, referem-se ao modo que será feito o pagamento do processo – mas pode ter certeza que apenas esse aspecto já influencia vários outros no seu serviço.
Quando o valor é calculado, muitos fatores devem ser levados em consideração. A empresa e a qualidade da entrega são os mais clássicos quando se fala nesse tópico, mas é sobre as circunstâncias do pagamento que falaremos aqui nesse artigo.
Em sua extensão e variedade, o mercado de vendas possui diferentes nichos e, consequentemente, diferentes necessidades. A modalidade CIF pode atender bem um determinado grupo enquanto a FOB assegura melhor aqueles que comercializam outro tipo de mercadoria.
Ou seja, a única forma de saber qual a escolha certa para você é estudando as diferenças entre eles e conhecendo bem o tipo do seu produto para saber onde ele melhor se adequa.
Frete CIF
O termo em inglês ‘’Cost, Insurance and Freight’’ (Custo, Seguro e Frete) faz total sentido quando definimos o CIF como a categoria em que: 1) O custo do frete já é incluso no valor da compra 2) O cliente paga, mas não fica responsável por ele, e 3) O fornecedor que deve assegurar a integridade da mercadoria.
A responsabilidade do provedor do produto vai até o momento da entrega em seu destino final, garantindo a segurança de todos os objetos que estão sendo transportados. Quando uma compra com frete CIF é finalizada, o cliente fecha não apenas o valor da locomoção da carga, mas também o seguro de que ela chegará da forma que foi solicitada ao seu local de entrega sem taxas extras por isso.
Frete FOB
A sigla do frete FOB vem também do inglês. ‘’Free On Board” (Livre a Bordo) nada mais é que uma modalidade onde o provedor da mercadoria assume a responsabilidade por ela até o momento do despacho, pois o valor do frete não é calculado junto ao do produto. Após isso, o próprio cliente se torna o responsável pela segurança e logística da entrega, sendo ela não assegurada.
O destinatário arca com o custo separadamente e caso haja outros tipos de gastos, como taxas e impostos, ele também fica responsável (o que pode ser considerado um ponto negativo dessa modalidade).
Vantagens e comparação
CIF Pagamento realizado junto ao valor do produto. Remetente responsável pelo transporte e integridade da carga.
A mercadoria só é considerada entregue quando chega ao destinatário. | FOB Pagamento realizado de forma separada. Destinatário responsável pelo transporte e integridade da carga.
A mercadoria já é considerada entregue quando está em transporte. |
Apesar de oferecer a comodidade de fazer com que o cliente não se preocupe com a entrega da carga, o frete CIF pode sair com um preço mais elevado.
Em alguns casos, essa conveniência de ter o processo assegurado pode valer mais a pena, portanto é importante analisar o caso da entrega de cada mercadoria. Olhando pelo lado do comerciante, essa modalidade oferece maior segurança para o cliente e é um grande agilizador na compra, já que a responsabilidade do frete não será dele.
O uso do FOB pode ser muito vantajoso para empresas que já têm seus próprios meios de realizar o transporte. Como citamos anteriormente na tabela, geralmente é utilizado em vendas B2B, de uma empresa para outra, e se bem gerenciado pode gerar uma economia nos custos do próprio comprador.
Agora que você sabe a diferença entre as duas modalidades, basta analisar para definir qual a melhor opção para você. Tudo é uma questão de controle logístico acompanhado de um bom gerenciamento de entregas.
Se interessou pelo assunto? Então entra em contato que o FastDelivery te apresenta soluções que diminuem os custos com o frete e aumentam a eficiência das suas rotas.