Amazon e logística last mile: o investimento que deu certo

O que é logística Last Mile?

Last mile, que pode ser traduzido como ‘’ultima milha’’, diz respeito à última etapa de um processo logístico: a entrega. 

Esse termo, que já é bastante literal, vem sendo muito comentado no mercado nos últimos anos, já que o investimento nisso se intensifica na mesma proporção que lojas e novas empresas se rendem ao modelo do ecommerce. Apenas no Brasil, o volume de vendas e-commerce subiu 41% e teve cerca de 13 milhões de brasileiros fazendo compras online pela primeira vez durante o período, aumentando em 29% o número de clientes habituados a comprar pela internet. 

Dar uma atenção especial para essa etapa é essencial para garantir uma boa experiência do cliente. Afinal, quem gostaria de voltar a consumir de um negócio que não cumpre prazos ou entrega cargas com avarias?

São estratégias voltadas para o aprimoramento dessas operações que são sucesso em empresas como a Amazon, que se destaca por realizar suas entregas de forma ágil e eficiente, preservando a satisfação de seus consumidores.

Sobre a Amazon

Na era da informação, a Amazon é uma empresa que dispensa apresentações 28 anos após a sua fundação, em 1994. Ao dar início a vendas de livros em um cenário principiante para a internet, Jeff Bezos estabeleceu a empresa em uma garagem, mal imaginando o legado que estava prestes a ser construído pelos próximos anos.

Hoje em dia encontra-se de tudo para comprar na plataforma, desde itens de vestuário até eletrônicos e os clássicos livros que fizeram parte do início da história do império de Bezos. 

Além disso, serviços como Amazon Prime, Amazon Web Services e a Alexa também consolidam a marca como diversa quando o assunto é o seu catálogo de produtos.

 

Um diferencial

Pode-se afirmar que a logística se tornou um grande diferencial que influencia na forma que os consumidores passaram a enxergar a experiência de comprar na Amazon. 

Apesar de constar com muitos outros benefícios na sua lista de vantagens, seu serviço de entrega fascinou os seus consumidores o suficiente para fidelizá-los e ser um dos principais fatores contribuintes para tornar a Amazon a quinta maior empresa em tamanho de capital no planeta.  

A empresa busca evoluir constantemente nesse ponto e não se detém a apenas um ou dois tipos de modais: já existe até projeto para entregas via drone.

Quando falamos sobre modernização, a Amazon sabe posicionar sua marca muito bem. Afinal, se no início ela conseguiu visualizar o mercado de vendas online de forma tão promissora, este pensamento visionário atualmente consegue enxergar  nas entregas uma oportunidade para se destacar ainda mais perante a concorrência.

Tudo isso também engloba o investimento em tecnologia, que pode ser apontado como uma das razões para o processo da logística last mile ser tão bem executado.

Deixar, aos poucos, a terceirização do transporte para investir em seus próprios meios de entregas foi mais um passo dado pela empresa, que passou a ter um controle ainda maior de suas operações. 

Hoje em dia ela também conta com diversos centros de distribuição espalhados pelo mundo, o que garante menos falhas e outros imprevistos durante o processo.

 

Conheça o FastDelivery

Para fazer assim como a Amazon e garantir uma entrega de logística last mile impecável aos seus clientes, investir em tecnologia pode ser o seu primeiro passo. Contar com um software que auxilie e dê suporte em aspectos como roteirização e gestão de ocorrências potencializa ainda mais o que a sua empresa já é capaz de oferecer.

Se interessou? Então vem conhecer o FastDelivery e fazer da eficiência o diferencial da sua empresa e uma realidade para as suas entregas.

Quer ler mais sobre como otimizar a gestão das suas entregas? Saca só essas duas publicações que separamos para você!

Picture of Vivian

Vivian

EnglishGermanPortugueseSpanish