A logística last-mile, ou última milha, pode ser considerada um dos fatores responsáveis pela satisfação dos seus clientes.
Você já deve ter ouvido falar algo como ‘’A primeira impressão é a que fica’’, mas, quando falamos da jornada de um consumidor, a última impressão é a que realmente marca.
Afinal, do que adianta ter uma boa experiência dentro do site, conseguir finalizar a compra de forma simples, e no final de tudo ter em mãos um produto avariado? Receber uma encomenda fora do prazo? Passar por experiências estressantes quanto a segurança e integridade do que foi comprado?
A última milha
Tudo isso é colocado na balança, e ter eventos negativos associados à experiência de comprar na sua empresa provoca uma imagem negativa no imaginário das pessoas.
Nenhum cliente gostaria de voltar a consumir em um local onde a sua última lembrança foram momentos de incerteza e estresse, e é aí que entra o papel da logística last-mile.
Podendo ser um grande diferencial, esse conceito pode ser estudado mais precisamente em planejamento de estratégias e análises que visam potencializar a experiência dos clientes. Mas o que realmente é preciso mudar na prática?
Tempo médio de entrega
O tempo médio de entrega pode ser considerado um indicador de desempenho logístico. Apesar da origem analítica, esse também é responsável por indicar se o ciclo está sendo finalizado no tempo determinado ou se atrasos estão sendo recorrentes nas operações.
Com o avanço tecnológico, o consumidor final está cada vez mais priorizando aspectos como esse para definir se vale a pena ou não consumir em determinado local.
Não investir em melhorias que resultem em eficiência e praticidade no seu processo pode prejudicar seu prazo máximo de entrega e, consequentemente, fazer seus resultados regredirem.
Segurança no transporte
Como citamos anteriormente, avarias podem ser responsáveis por determinar a experiência de alguém com o seu negócio. Mas, apesar de ser um ponto frequente, segurança no transporte não se trata apenas desse problema.
Calcular rotas que proporcionem confiança ao condutor também faz parte da segurança no transporte, juntamente com o oferecimento de treinamento para os colaboradores que estarão atuando nas operações.
Situações inesperadas podem acontecer durante os trajetos e é importante garantir que profissionais bem preparados estejam dispostos a encarar essas eventuais situações.
O processo de fidelização
Investir em uma logística last-mile automatizada ajuda bastante no processo de fidelização de clientes, isso porque a tecnologia ajuda impulsionando o processo de modernização, potencializando a experiência do seu consumidor.
Quando bem aplicada, as estratégias também podem significar reduções de custos e outros benefícios internos, que resultam em processos mais otimizados.
No caso de distribuidoras, por exemplo, um bom roteirizador que calcule com precisão quais os roteiros mais viáveis podem ser realizados dentro de uma carteira de clientes é capaz de proporcionar grandes avanços.
Para garantir a otimização das suas rotas e eficiência da sua gestão de entregas, você pode contar com o FastDelivery. Somos um software que oferece soluções logísticas capazes de revolucionar a logística da sua empresa, potencializando suas vendas por meio de melhorias na sua logística last-mile.
Se interessou? Então assista este vídeo abaixo e entre em contato com a gente!
Quer ler mais sobre como otimizar a gestão das suas entregas? Saca só essas duas publicações que separamos para você!
Amazon e logística last mile: o investimento que deu certo
O que é logística Last Mile? Last mile, que pode ser traduzido como ‘’ultima milha’’, diz respeito à última etapa de um processo logístico: a
Visibilidade x Gestão de Entregas
A falta de visibilidade nas suas operações pode ocasionar diversos problemas e atrapalhar o desempenho das entregas. Seja pela visualização do andamento dos seus percursos